segunda-feira, maio 02, 2005

Vidas - A

Primeiro um forte abraço ao Joao; ouvir-te e falar-te foi um verdadeiro sopro de vida! Por muito bem que aqui esteja por vezes a energia ameaça diminuir! Sinto-me preenchido!
Amigos:
Querem saber entao da vida em Itàlia? Trento é uma cidade feita à medida do Homem, parece compreende-lo, pelo menos em geral! Ponto perfeito para conciliar diferentes vontades que teimam em ser incompativeis: a vontade de crescer e viver, a vontade de estudar, a vontade de aprender o mais possivel sobre esta cultura, a vontade de ter prazer! Quanto ao agora dito, amigos, creio que jà precisava de um espaço assim, um pouco mais semelhante a Leiria, menos desgastante, menos correrias; atè porque Trento é uma Land of Opportunities!
6 meses ou 1 ano; esta pode ser a questao!
Começo talvez por dizer que é mal posta; aliàs penso e começo a escrever umas coisas sobre este assunto! Passo a explicar: A questao central é perceber que a forma de viver vai mudar em breve, o que arrastara consigo uma diferente forma de estabelecer relaçoes! Obviamente que em 6 meses nao aprofundas o quanto desejarias os sentimentos que vives; mas num ano? A amizade; ou ser- se amante; sao actividades com tempo? Se o sao ha que aceitar e escolher ficar; esta e sempre a ultima saida! Perceber nao como uma inevitabilidade e por isso nao agir; mas sobretudo como novos passos a que se seguirao muitos outros talvez noutros lugares! Nao sei quanto mudara mas creio que mudara!
exemplo: em Italia ja se procedeu à alteraçao da estrutura das licenciaturas: 3+2! Ou seja, aqui em Trento tem ao lado dos Erasmus; italianos na mesma situaçao, que acabaram a licenciatura/ 3 anos/ e que mudaram de poiso dentro de Italia para os ultimos 2 anos! Pergunta: Como mudar de vida, adaptarmo-nos de novo, com todas as dificuldades pessoais a tal acto inerentes e ainda continuar a cumprir na Faculdade? Resposta: Alguma coisa mudara! Sobretudo nas relaçoes sociais, especialmente porque me parece que estas terao um caracter mais aberto a distancia e ao tempo! Finalmente; entrevejo o superar da velha atitude portuguesa; Se nao me dizes nada todos os dias como dizes que és meu amigo?
Portanto 1 ano? O que oferece a mais? Mais vida? Mais paixoes? Mais quantidade e qualidade de experiencias? Porque aqui? Nao ficaremos de qualquer forma aqui em principio? Apenas porque é possivel esquecer as nossas responsabilidades académicas? Nao sejamos infantis! Se o queremos, porque nao trabalhar? Bom se é apenas demissao da opçao de se ser livre entao porque nao fazer um de 18 meses? Ou para toda a vida?
------------------------------------------------------------------------------------------------
Exemplo de uma semana minha - a passada (curiosos?)
ida a Insbruck
; encontro de amigos italianos; nomeadamente um que fara Erasmus na nossa faculdade em Setembro ( se souberem de casa, vao apontando ); regresso a casa num Panda Azu BeBe as tantas da madrugada!
aulas, sorrisos varios, , aperitivo com Jorge ( varios )chegar a festa de um amigo indiano a 1:30 - festa quase fechada; regresso a casa as 6:30 da manha!
acordar ; almoçar com amigas italianas; cozinhado por amigo italiano
passeio de carro pelos arredores de Trento: jantar com uma amiga italiana!
regresso; encontro de madrugada amigo italiano; mais uns copos de vinho! regresso a casa com Jorge entretanto encontrado.
filme sobre a vontade de um menino de 7 anos de ser uma menina- profundamente triste; encontro com amiga.
estudos varios! Conversas varias! Gozos varios com um dos meus companheiros de casa, que na posse de toda serie de Babylon 5, ocupa os dias - nao mais do que 10-14 horas a ver toda esta filmografia!
compra do pato para o arroz de pato a distribuir pelos nossos amigos!
estudo a noite antes de sair na biblioteca da Faculdade de Sociologia!
Guilherme

Sem comentários: